26 de jul de 2017

PASSAPORTE FASHION - XADREZ


Olá amores!!! Vamos de passaporte fashion no dia de hoje?!


Eu estava morrendo de saudade de fazer esse quadro, mas a vida anda corrida e esse é um quadro que requer um pouco de pesquisa porque vocês merecem o melhor sempre!

Dessa vez vamos falar sobre o Xadrez. Aproveitando a onda das festas juninas/julinas eu resolvi trazer um guia sobre essa estampa super clássica e atemporal e para ficarem por dentro é só clicar em veja mais!
 

Vocês já repararam a quantidade de formas, tamanhos e cores que existe da estampa Xadrez?! Pra quem já reparou e pra quem não reparou também, essa diversidade  é chamada no universo fashion de padronagem e serve para diferenciar um estilo de xadrez do outro!

Essa grande variedade de padronagem é excelente porque permite que a estampa vá do clássico ao casual, do verão ao inverno ou até medo do feminino ao masculino mudando apenas a forma como a estampa se apresenta!

Mas chega de enrolação e vamos começar a destrinchar essa estampa!

Tartã ou Tratan é talvez o mais conhecido de todos já que ele é facilmente relacionado aos escoceses! Essa padronagem é exatamente aquela usada nos kilts, essa padronagem era uma forma de identificação dos clãs escoceses, basicamente um brasão e só quem fosse membro daquele clã podia usar e abusar da estampa! Ele é apresentado em quadrados grandes ou médios geralmente na cor vermelha, seu nome significa tecido de lã leve.
Vichy também é bem conhecido pois é o xadrez da toalha de piquenique. Durante minhas pesquisas descobri que a estampa surgiu na década de 50 e ninguém mais, ninguém menos que Brigitte Bartô usou a estampa em seu casamento, isso mesmo amores, a diva casou com um vestido xadrez. Normalmente o branco está presente nesta padronagem acompanhado de um outra cor.
Madras, o nome é em homenagem a região indiana que originou a padronagem. De todas as padronagens é uma das mais delicadas sendo composta de cores mais alegres e vivas, outra característica presente nesta padronagem são os tecidos mais leves, uma padronagem perfeita para o verão.

Príncipe de Gales é um tipo de xadrez mais sóbrio, digamos assim! Ele tem "descendência" escocesa assim como o tartan e ficou bastante popular depois da coração de Eduardo VII como príncipe de Gales. Essa padronagem se apresenta predominantemente nas cores cinza, branca e preto e combina muito bem com peças de alfaiataria, suas ricas são mais finas e irregulares.

Pied-de-Poule e Pied-de-Coq na tradução literal: pé de galinha e pé de galo! São duas padronagens basicamente iguais, a diferença é o tamanho do padrão, na pied-de-poule o xadrez se apresenta em um padrão menor e na pied-de-coq o padrão da estampa é maior. Para quem não sabe essa padronagem foi criada por ninguém menos que Coco Chanel.

Burberry é marca registrada da grife de mesmo nome e foi originalmente desenvolvida para servir de forro dos trench coats da grife britânica essa padronagem é apresentada nas cores preta, branca, vermelha e bege.

Argyle, esse também é bem conhecido talvez não pelo nome, mas pela padronagem em si! Ele é formado por vários losangos, o clássico sweater nerd, ele também é originário da Escócia e é bastante utilizado em cardigãs, meias e claro swearters.

Buffalo essa padronagem nada mais é do a Vichy com quadrados maiores nas cores vermelho e preto, atualmente é bastante relacionada ao visual lenhador, essa padronagem é facilmente atribuída ao inverno, já que diferente do vichy o xadrez buffalo aparece presente em tecidos flanelados ou até mesmo em cobertores. 

No Stardoll temos inúmeras peças com a estampa xadrez e sim tem peça para todas as padronagens citadas aqui!!! Confiram só nos looks abaixo!





E aí amores, o que acharam do post? Vocês conheciam todas essas padronagens? Me contem aqui a preferida de vocês!!!

Beijocas!!

10 comentários:

Débora Silva disse...

Que lindos, o xadrez me remete a aconchego e algo acolhedor e quente. Não tinha parado para reparar que existem tantos tipos e não sabia que cada um tinha um nome ou era relacionado a uma marca, acjava que era uso geral rs. Amei o post :*

My Wonderland disse...

O xadrez é extremamente lindo ♥

Ju Alves disse...

Eu já conhecia a maioria dos tipos de xadrez, porém não sabia que eles tinham nome. Fiquei encantada com os seus looks! Já estava com saudades deste quadro rsrsr

Viviane Almeida disse...

Carol minha linda!!!! AMO AMO AMOOOOOO... Seus quadros!!!

LoveLady_carol disse...

Vi minha linda eu fico superrrrrr feliz de saber, amo seus quadros também!!!! Meninas obrigada pelos comentários e fico feliz que tenham curtido!

Luana Freitas disse...

Amei o post! Tem uns que eu já conhecia, porém não sabia o nome, e outros que eu não conhecia. Esse quadro é bem legal!
Naquela parte do post "Ele tem 'descendência' escocesa assim como o tartan e ficou bastante popular depois da coração de Eduardo VII como príncipe de Gales." Não seria coroação em vez de coração?

Livia1606 disse...

Adoooro xadrez, e assim como as meninas, já havia visto todos mas desconhecia a nomenclatura de cada um.
O Pied-de-Poule e Pied-de-Coq não imaginava que fosse um tipo de xadrez, já vi casacos, sobretudos com esse estilo.
Agora sei que meus favoritos são Tartã, Argyle e Buffalo. ^^
Show de post Carol, parabéns!

Manu Washington disse...

Eu amo xadrez ♥, mas nem sabia que tinham nomes hehe, esse post me ajudou muito :).

Stardoll PinkVivianny disse...

Também não sabia q pied-de-poule era um tipo de xadrez não, Lívia, então, somos duas! Hehe.

As matérias da Carol são sempre muito instrutivas, muito cheias de conteúdo, fazem a gente aprender mesmo a diferenciar uma coisa da outra.

Daniy BQDL disse...

I love it! Amo los xadrez. Buen post💜